quinta-feira, 13 de junho de 2013

Overtraining, o que é / prevenção

 
Até alguns anos atrás, overtraining era uma situação que se restringia apenas aos atletas profissionais. Hoje, de forma preocupante, ela aparece cada vez mais, atingindo profissionais e atletas amadores.

O overtraining ou excesso de treino,
pode ser caracterizado como sendo uma síndrome que tem causa na desproporção entre a quantidade (volume e intensidade) de treino e a capacidade de recuperação do organismo (tempo).
Quando ocorre esta desproporção, ou seja, uma carga de trabalho muito grande que ultrapasse a capacidade de adaptação e/ou de recuperação do atleta, o organismo entra em "falência", comprometendo vários sistemas orgânicos como o imunológico, o endócrino, o nervoso autônomo, entre outros. Além disso, outros fatores que podem predispor o indivíduo a esta síndrome são: o grande número de competições, a monotonia do treino, quadros patológicos pré-existentes, nutrição inadequada, fatores ambientais (altitude, temperatura e umidade) e a falta de orientação de um profissional para a prática de atividade física.

Apesar de inúmeras pesquisas, ainda não se chegou a conclusão de um diagnóstico padrão, que possa caracterizar o overtraining. Sendo assim, sinais emitidos pelo corpo, devem ser observados atentamente em nossa rotina de treinamento. Alguns desses sinais e sintomas são:

- Queda no desempenho (os exercícios não surtem efeito).
- Queda na imunidade, maior número de infecções.
- Fadiga crônica.
- Quadros de insônia ou noites mal dormidas.
- Lesões musculares.
- Irritabilidade, ansiedade e agressividade.
- Aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca.
- Perda de apetite.
- Sensação de membros pesados.

Deve ficar claro, que o melhor tratamento para o overtraining é a PREVENÇÃO, e sendo assim alguns cuidados devem ser tomados frente a esse problema como por exemplo:

- Respeite o tempo de recuperação do corpo entre uma atividade e outra.
- Mantenha sua freqüência cardíaca dentro dos parâmetros obtidos em sua avaliação física.
- Procure se hidratar antes, durante e depois de seus treinamentos.
- Tenha uma alimentação equilibrada e evite dietas radicais.
- Procure ouvir, sentir e respeitar os sinais enviados pelo seu corpo.
- Treino planejado e respeito às fases de preparação são fundamentais para prevenir lesões e evitar desgastes desnecessários.

Quando se quer já muito bons resultados e qualidade de vida desportiva, torna-se muito importante o acompanhamento de uma equipa multidisciplinar (médico, educador físico, nutricionista e fisioterapeuta).
Portanto pessoal toca a treinar com cabeça !
 
Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário