segunda-feira, 8 de julho de 2013

ÁLCOOL E DESPORTO NÃO COMBINAM

Devemos estar atentos aos efeitos do álcool. 
O álcool reduz a capacidade de resposta do organismo, acelera a perda de calor do corpo e reduz a resistência. Consumir álcool 24 horas antes de um jogo, prova ou exercício, é mais provável desenvolver-se cãibras musculares.
Aqui fica umas dicas do quanto o álcool pode ser um problema no desporto.
Curtam do cartoon, quem é que já não apanhou umas destas (não agora, calma) em tempos !!
Bons treinos.


RESISTÊNCIA 
O nível de açúcar no sangue, que o corpo necessita para ter energia, é produzido pelo fígado que liberta glicose na circulação sanguínea. O álcool reduz a capacidade do organismo para produzir este açúcar; o que resulta em menos energia e menos resistência. 


PERDA DE CALOR  
Primeiro, ao entrar no corpo o álcool fá-lo sentir-se febril. O organismo perde calor rapidamente o que pode levar a uma descida anormal da temperatura corporal (hipotermia). Quanto mais prolongado for o treino ou quanto mais fresco estiver o tempo, maior é o risco de hipotermia. 




TEMPO DE REAÇÃO 
As propriedades tranquilizantes do álcool continuam a fazer-se sentir muito depois de ter bebido. O álcool afecta o sistema nervoso central, diminuindo a capacidade de processamento da informação no cérebro. Isto afecta a reacção, coordenação, precisão e equilíbrio; parâmetros importantes para quem pratica desporto.


LESÕES MUSCULARES 
O álcool provoca hemorragia e inchaço nos tecidos musculares lesionados (rotura de ligamentos, contusões e cortes, que são as lesões mais comuns) levando mais tempo a cicatrizar. Por outro lado, o álcool dissimula a dor retardando o início do tratamento, fazendo toda a diferença no tempo de recuperação.  

Se sofreu uma lesão muscular, evite o álcool, pelo menos até iniciar o tratamento.

CÃMBRIAS 
Durante o exercício, os músculos queimam açúcar, produzindo ácido láctico. Muito ácido láctico conduz à fadiga muscular e cãibras. 
O álcool que entra no organismo depois de uma noite de excessos, contribui para uma produção ainda maior de ácido láctico, aumentando drasticamente o risco de cãibras.

Carlos Costa

1 comentário:

  1. Tento abster-me de consumir bebidas alcoólicas na semana anterior às provas, mal a mal no dia anterior, já tinha reparado alguns efeitos nefastos do álcool em dias de provas. Boas dicas!

    ResponderEliminar