terça-feira, 30 de abril de 2013

30 países representados no Lisboa International Triathlon

 
No próximo dia 4 de Maio, o Parque das Nações volta a ser palco do maior evento de Triatlo longo em Portugal, com a presença de mais de 700 atletas de 30 países. Na categoria Elites, o português José Estrangeiro, que venceu a prova no ano passado, vai tentar a revalidação do título, objetivo nunca alcançado por nenhum participante. Em competição vai estar também a Senadora Pia Cayetano, a mais jovem mulher a ser eleita para o senado filipino, uma figura pública e política de impacto mundial na defesa dos direitos dos mais desfavorecidos. Lisboa Triathlon-52
 
Destaca-se ainda a presença na linha de partida do ex ciclista profissional e vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta no ano de 2011, Fabian Jeker, podendo este também ser um candidato à vitória juntamente com o campeão da 5ª edição Dennis Devrident.
 
A 8ª edição da prova apresenta este ano duas distâncias, os habituais 1.9 km a nadar, 90 km de ciclismo, 21.1 km de corrida, e uma mais curta denominada "Lisboa Olympic Plus - Battle of the Sexes", com a particularidade das senhoras começarem 12 minutos antes dos homens, tempo habitual de diferença entre os dois géneros. Nesta guerra dos sexos, onde todos podem participar, são 950 m a nadar, 45 km de bicicleta e 10.5 km a correr.
 
Na prova principal os atletas puderam escolher entre a participação individual nas divisões Elite, Geral, CEO (altos cargos de empresas), TOP Gunner (só para membros das forças armadas) e Clydesdale (por peso, homens com mais de 90 quilos e senhoras com mais de 80 quilos), ou na divisão Corporate para a participação em Estafeta.
 
A competição, uma co-organização da S4a Events, do Clube Oriental de Lisboa e da Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e de Loures, é ainda pontuável para o Campeonato Nacional de Triatlo Longo 2013.
 
A responsabilidade ambiental tem sido uma das preocupações da organização, que já em edições anteriores criou o Target Practice, no percurso da corrida, para apanhar e separar o lixo. Os atletas podem assim ajudar o ambiente e transmitir ao público uma imagem adequada da modalidade, atirando o seu lixo para os vários pontos do percurso sinalizado com Target Practice.
 
Ainda numa vertente de sensibilização ambiental e aproveitando que o ano de 2013 é o ‘Ano do Ar’ pela Comissão Europeia, é organizado pela primeira vez o “Lisboa Triathlon Bike Tour to a Clean Air”, um evento satélite da edição de 2013 da Green Week, com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente e da Federação Portuguesa de Ciclismo. O evento satélite consiste num passeio no dia anterior à realização da prova, com o objetivo de promover a despoluição e o uso da bicicleta como meio de transporte urbano, onde participam os atletas da prova de triatlo e o público em geral.
Para mais informações:

Sem comentários:

Enviar um comentário