quinta-feira, 14 de março de 2013

Técnicas de Corrida

Como ando em preparação para a Mini Meia Maratona tenho lido imensas coisas que me têm ajudado a corrigir alguns erros e a "poupar"  energia desnecessariamente na corrida e, achei interessante fazer um post sobre técnicas de corrida, então juntei tudo o que achei relevante e aqui vai(espero que vos ajude!):

As técnicas de corrida são fundamentais para manter uma passada regular e correcta, como para ajudar a prevenir lesões e a ajustar a postura de forma a melhorarmos a nossa performance. Não só os iniciantes mas todos os corredores em geral devem ter estas técnicas em atenção. A forma mais fácil é integrá-las na fase inicial da corrida, ou seja, no aquecimento.



A - Corrida com as pernas duras (a)

Desenvolve o uso da articulação do tornozelo durante o arranque.

  • Correr com os joelhos "trancados" em posição estendida;
  • Braços em movimento normal de corrida;
  • Cuidado para que as pernas não façam os movimentos somente na frente ou atrás do corpo;
  • Força para o deslocamento com origem no tornozelo;

B - Skipping (a)

Melhora a velocidade na troca de pernas e facilita a coordenação para elevar os joelhos quando se corre em maior velocidade.
  • Manter a passada curta;
  • Tocar o solo com o terço dianteiro do pé;
  • Erguer o joelho até que a coxa fique pelo menos paralela ao chão;
  • Manter o tronco levemente inclinado para a frente;
  • Braços em movimento normal de corrida;
  • Locomoção lenta para a frente;

C - Elevação do calcanhar

Melhora a velocidade e o movimento de troca de pernas, além de possibilitar maior tempo de "voo" e comprimento da passada.

  • Manter a passada curta;
  • Tocar o solo com o terço dianteiro do pé;
  • Elevar os calcanhares o máximo possível até à linha do glúteo;
  • Frequência de passada alta com deslocamento lento para a frente;

D - Corrida com as pernas duras (b)

Potencializa a utilização dos glúteos na passada ao levar a perna ao solo.

  • Com os joelhos "trancados", elevar as pernas à frente do tronco;
  • Dar ênfase ao movimento de trazer a perna de volta ao solo;
  • Deslocamento lento para a frente;

E - Skipping (b)

Maximiza a qualidade do retorno da perna ao solo.
  • Movimentos inicial do joelho similar ao skipping(a);
  • Com o joelho elevado, estender a perna num movimento de "chutar";
  • Voltar ao chão com a perna estendida;
  • Manter a passada curta;
  • Tocar o chão com o terço dianteiro do pé.

F - Dribbling 

Minimiza o tempo de contacto com o solo e optimiza o uso da energia elástica.

  • Manter a passada curta;
  • Tocar no chão com o terço dianteiro do pé;
  • Minimizar o tempo de contacto dos pés com o chão;
  • Realizar o maior número possível de passos para a distância pretendida;

G - Mãos na cabeça 

Realça a existência de desvios laterais na corrida e ajuda a neutralizá-los.
  • Correr uma série de repetições numa velocidade crescente, com as mãos atrás da cabeça;
  • Utilizar a parte abdominal para neutralizar os movimentos laterais do corpo;

H - Saltos alternados

Aumenta a força e a potência da passada.
  • Realizar a série com passos exageradamente largos;
  • Durante o salto, manter a perna dianteira com o joelho elevado e perna traseira estendida;


BONS TREINOS!

Carina Cavaco

Fonte: YouTube: Even Faster Sports. Dísponível em: <http://www.youtube.com/feed/UCeIJT6ziydu-LaSsmTBDTbA>. Acesso: 15 Março 2013





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